Reforma

Uma nova reforma se aproxima e dessa vez será no banheiro.

Tantas reformas nessa vida.  A primeira foi a morte que trouxe. Corrijo: ela não trouxe a reforma pra casa, ela me expulsou de casa.

Vida que segue. Casa nova, novo começo.

A segunda reforma não foi planejada, pelo menos não por mim. Também não veio no susto, já era antevista. Mesmo assim, o caos foi instalado, o piso da sala fora todo quebrado.

Parecia que tudo ia ficar pior do que era antes. O que eu não percebia, à época, é que não tinha como ficar pior se eu estava justamente jogando fora aquele quadro horroroso da sala. E assim se seguiu, começando pela limpeza do pó deixado, dos resquícios de tinta e da realocação das coisas que ficaram. E o local deixado pelo desagradável quadro? Bom, ele ia ficar por ali: a marca dele na parede não tinha saído. Ficara com a amarga lembrança de seus traços sombrios e com a poeira embaixo do tapete.

Inesperadamente, recebo um novo quadro. De início, deu-se o estranhamento. Abre parênteses. Às vezes a gente se acostuma com a coisa feia mesmo. Talvez por achar que só se merece aquilo, talvez porque combina com o resto da feiura do ambiente. Fecha parênteses.

Fato é que o quadro parecia não se encaixar no espaço da parede. Paguei pra ver.

Entretanto, permiti que ele entrasse em casa. Ficou tão bonito naquele cantinho. Deixava-o tão aconchegante, tão colorido. Pronto, com o tempo a certeza se instalou: foi uma grande escolha. Já faz um bocadinho de tempo que ele está comigo. Todavia, sou do tipo que precisa de tempo pra fazer toda a retrospectiva.

A terceira reforma está por vir. Só que essa fui eu que escolhi. Claro que isso não a isenta de caos, bagunça, ansiedade e o nomadismo. Esse, quem sabe, na Bahia em Montevideo, veja só.

O que importa é que, por ora, estou com ela em minhas mãos.  Escolhendo o novo piso, o novo espelho, as novas cores pra essa vida.

O quadro permanece e não me deixa esquecer dos acertos dessa vida.

Deixe um comentário

