Não posso esconder minha raiva para lhe poupar *

Já ouvi de uma pessoa algo do tipo “é uma merda ser mulher, ainda bem que nasci homem”. É, eu sei…é incrível a falta de empatia. Afirmo até que foi perversidade.

Hoje é bem claro pra mim que não ter mais relacionamento com alguém que pense dessa maneira era algo inevitável. Cheguei a assumir que o fim deu-se por outros motivos e circunstâncias, mas é inegável que toda a socialização machista que a pessoa carregava foi determinante e causou várias camadas de mágoas.

O que quero ressaltar é que uma pessoa assim não necessariamente vai ter o estereótipo de ogro que vai falar que lugar de mulher é na cozinha. Não, é o tipo que vai compartilhar um texto mais superficial sobre feminismo e vai repudiar agressão física. E é também aquelx que pode soltar comentários culpando a vítima, não perceber seus comentários e posicionamentos racistas e, ainda assim, se achar uma pessoa muito legal.

Eu me pergunto: O que faz uma pessoa perceber desigualdades e opressões (o “é uma merda ser mulher” se referia às opressões que uma mulher irá passar em sua vida) e ficar feliz por não pertencer ao grupo oprimido? A explicação pra isso é que tal indivíduo tem a sensação reconfortante de se sentir privilegiadx, mas não tomou consciência disso. Não fez a relação entre seu ser e a sociedade em que vive.

Assim adentramos numa questão incômoda que é repensar nossos privilégios. O primeiro passo pra uma atitude em busca de uma sociedade igualitária é perceber o privilégio que possuímos. Tomar consciência disso, isto é, se posicionar.  Não esperar de quem é oprimidx que passe a mão na cabeça daquelx que está fazendo todos os usos de seu privilégio e achando tudo muito natural.

* esse vai ser apenas um de uma série

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s