A geografia da memória

FB_IMG_1445339998014

É estranho como certos espaços que guardam más lembranças podem receber novos significados com o passar do tempo.  É um alívio, na verdade.

Fazendo um longo percurso de ônibus pela cidade,  passei  em frente a um local que me fez recordar de um dia péssimo. É certo que já lembrei desse dia algumas vezes, já que desde então passei por lá várias outras vezes de carro, de bici e a pé.  Mas se nessas três formas quem está dirigindo sou eu, no ônibus o motorista me permite a contemplação.

Lembrei-me de como me senti naquele dia, das pessoas envolvidas e da reação de cada uma. Havia gente completamente alienada e desesperada. Tinha a pessoa que, seguindo a lógica do ressentido, agia como se fosse uma vítima e esfregava mais uma vez o quanto o outro lhe devia reparação.

Em resumo, esse local hoje é espaço pros meus percursos de bici entre outras andanças. Além disso fica muito perto do próximo lugar-lembrança. Este atualmente cede espaço pra um condomínio vertical de luxo e fica num bairro que hoje me abriga. A memória não poderia ser pior. Foi um local onde fui obrigada a dizer um adeus. Foi lá que ele se foi de uma forma muito dolorosa e que nunca irei esquecer. E foi nesse mesmo bairro que cinco anos depois, ao invés de perder alguém, foi o local onde ganhei. É um local de construção de novas memórias e isso foi e é o que me reconforta. O que de certa forma tira o sombrio daquelas lembranças.

Aí que posso dizer que esses locais ganharam novas significações. Eles (e todos os outros) são mutantes pra cada indivíduo ao longo da vida.  E aí que se aquelas lembranças do desassossego são impossíveis de serem apagadas, elas ao menos podem ter como competidoras outras memórias  à medida que se vai vivendo e se arriscando.

Deixe um comentário

